Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite!!!
Entrar no mérito das diferenças entre os diversos ambientes de estudo, é, sem dúvida algo desafiador, já que tais diferenças geram diferentes maneiras de ver os cursos à distância.
Será que já se perguntaram porque escrevi "livre" entre aspas? Pois aqui vai a resposta (mesmo que não tenham se perguntado...): os cursos livres são oferecidos sob uma de duas condições básicas, gratuito ou pago.
Em geral, os cursos gratuitos, ou não fornecem nenhuma forma de certificação, ou são apenas para disseminação de conhecimento acerca de um determinado tema, visando estimular a busca por mais conhecimento e uma certificação na área pretendida.
Já os pagos, são compostos por módulos de um curso mais extenso, que garantem ao estudante uma certificação equivalente a um curso presencial na mesma instituição que o oferece.
Algumas plataformas de curso EAD, como o Codecademy e o Khan Academy, por exemplo, oferecem seus cursos completamente gratuitos, e sem um público-alvo delimitado, podendo ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender.
Outras plataformas, como as citadas anteriormente (Udacity, Coursera, e outras) oferecem seus cursos das duas maneiras citadas acima, sem delimitar um público-alvo.
Entretanto, as plataformas corporativas trabalham de um jeito um pouco diferente nesse sentido. Os cursos são gratuitos, porém, possuem um público-alvo bem definido; sendo permitidos somente para essas pessoas.
São exemplos de plataformas a Universidade Corporativa BANESE, a Universidade Corporativa Caixa (alguns cursos), e os cursos de graduação EAD de diversas faculdades espalhadas pelo Brasil (esses em sua maioria são pagos, pois tais faculdades são, em sua grande maioria, privadas).
Outra diferença entre os ambientes livre e corporativo, está na maneira como o público-alvo é visto. No primeiro, geralmente, os cursos são feitos para que os estudantes construam o conhecimento partindo "do zero", ou seja, são elaborados para que o estudante realmente se interesse pelo assunto, mesmo que nunca tenha ouvido falar nada sobre o mesmo. Já no segundo, parte-se do pressuposto que o estudante tem alguma bagagem sobre o tema, o que permite aprofundar-se nos conceitos e conteúdos relacionados.
Em geral, uma das semelhanças existentes é a presença de tutores para cada "disciplina" oferecida no curso. Os tutores ou são responsáveis pela produção do conteúdo, ou são responsáveis por dirimir as dúvidas dos estudantes, seja "ao vivo" ou posteriormente, através dos fóruns de discussão.
Espero mais uma vez que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário